terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Levytator

A escada rolante do futuro

Imagine uma escada rolante que desafie as leis da estética. Todas as escadas rolantes que você conhece atualmente seguem um padrão, certo? Talvez você nem ao menos tenha percebido, mas a verdade é essa: nenhuma escada rolante atual é capaz de fazer curvas. Graças ao professor Jack Levy, da Universidade Municipal de Londres, isto agora pode mudar.

A Levytator - que tem seu nome derivado de uma brincadeira envolvendo as palavras "escalator" (escada rolante, em inglês), "levitate" (levitar, em inglês), e o nome do próprio professor Levy - é dotada não de degraus convencionais, mas de uma espécie de estrutura maleável, capaz de fazer curvas impossíveis para escadas rolantes convencionais. Isso também significa que, ao invés de se utilizar de dois segmentos (um para subir e outro para descer), a Levytator se utiliza de uma única e imensa esteira contínua, fazendo, com isso, que os custos de produção desçam.
 
A Levytator, que já foi patenteada na Europa, nos Estados Unidos, e até na China, está, agora, à espera de um investidor para que possa sair do papel. Com certeza, daqui a alguns anos, o jeito como você vai de um andar a outro em shopping centers, ou como passeia por algum espaço público, deve mudar. Afinal, ninguém mais terá problemas com escadas rolantes em curva que não podem existir: elas poderão.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More