sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gigantes Sociais

Orkut Logo 02

Orkut

O Orkut é mais uma das inúmeras redes sociais existentes no meio web. Criada em 24 de janeiro de 2004 e filiada ao Google, o Orkut tem como objetivo ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. A versão brasileira só esteve a disposição em abril de 2005. Seu nome vem do seu projetista, Orkut Büyükkökten, engenheiro do Google.

O alvo inicial da rede social era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a maior rede social, com mais de 26 milhões de usuários . Já na Índia é o segundo mais visitado. Por esse motivo, a sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil. Os principais concorrentes que estão enfraquecendo o Orkut são o Facebook, o Twitter e o cada vez mais distante MySpace.

No dia 29 de outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa, foi apresentado o Novo Orkut. Foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut traz, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Em 2010 foi elaborado um ranking de usuários por países:

  1. Brasil 48%
  2. Índia 39,2%
  3. EUA 2,2%
  4. Japão 2,1%
  5. Paquistão 1%
  6. Outros 5,3%

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More