domingo, 9 de agosto de 2009

Turismo - Praga, República Tcheca


Praga para amar e escutar, para ver e para andar

Praga concorre com Veneza e Paris pelo páreo de cidade mais romântica da Europa. Andar pelas suas ruas estreitas de mão dada com o amor de sua vida, deixar voar a fantasia ao som de um (excelente) músico de rua, ou apenas sentar juntos, com mãos entrelaçadas, para contemplar um dos muitos jardins floridos. Almoçar numa janela sobre o rio Vltava, olhando para a arquitetura antiga e as cúpulas coloridas, e depois chegar até o relógio astronômico, de 1338, e esperar ele marcar a hora para descobrir o que ocorre (isto é, ver os apóstolos aparecer...). Se emocionar juntos pela história de uma amante que prefere se sacrificar pelo bem do amado, e depois da ópera jantar com velas num restaurante fashion e exclusivo, ou fazer uma das excursões fluviais, vendo a cidade desde as águas. Isso tudo pode ser Praga para quem a escolher como cenário para celebrar um amor. Excelente para um aniversário de casamento, uma lua de mel ou, simplesmente, uma romântica fugida da rotina.

É que Praga desafia também Veneza e Paris em beleza e charme. Como as duas, ela reflete no seu belo presente o acúmulo de história e um período de glória que a marcara para sempre. Não por nada os locais afirmam que quando Carlos IV estabeleceu ali a sede do Império, entre 1346 e 1378, era esta a cidade mais importante do continente. A ponte de Carlos, por sobre o Vltava, é testemunho daquela época em que a cidade viveu seu maior crescimento.Pois não é cidade que viva somente do passado. As livrarias são cheias, as lojas oferecem objetos de design e lembranças descoladas, e custa resistir à tentação nas tendas de objetos de vidro.

A noite é jovem e agitada, e o que marca o ritmo é o tipo de música que se quer escutar: há concertos nas igrejas e nos palácios, há teatros e salas, há cabarés e subsolos onde um bom jazz ou um excelente rock não são exceção.Restaurantes para não perder: Mlynec e Bellevue (uma dica: reserve antes, e peça uma mesa na janela, frente ao rio, ambos com cozinha internacional e preços salgados). As cervejas da região são muito boas (um curiosidade é a cerveja local da Budweisser: serve para entender até que ponto a loira americana é deslavada) e, de modo geral, a culinária típica não difere muito do que conhecemos como cozinha alemã. U Fleků e Beer Factory são dois bares que vale a pena visitar, assim como o restaurante do subsolo do Klub Arkitectu.

Um detalhe: não é para se assustar se, tendo lugar sobrando, o garçon convidar para sentar na sua mesa algum ou alguns desconhecidos. Afinal, Praga é tudo de bom!


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More