domingo, 23 de agosto de 2009

Energia


A energia em nossas vidas
.
Basta ligar uma lâmpada, uma televisão, um carro. Tais gestos feitos com a ponta dos dedos remetem a remotas fontes de energia, como termelétricas a carvão, refinarias de petróleo, usinas nucleares e hidrelétricas. São elas que movem nosso mundo. O custo do acionamento de um interruptor varia de acordo com as flutuações no preço das commodities, dos problemas de transporte ou de turbulências políticas além de nosso controle.
No entanto, praticamente tudo o que requer energia - residência, escritório, fábrica, trator, automóvel - pode desde já funcionar de maneira mais barata e eficiente se forem tomadas algumas medidas sensatas: melhorar o isolamento térmico, ajustar os termostatos, pisar com mais calma no acelerador. E estão surgindo tecnologias e projetos avançados em todo o espectro de demanda, geração e economia de energia.
É só imaginarmos o consumo de energia como algo que requer a mesma moderação que a ingestão de calorias. Precisamos consumir só o necessário. Desperdiçar o mínimo possível. Viver bem.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More