sábado, 29 de agosto de 2009

Aquecimento Global



Aquecimento Global: O nosso fim está próximo?
William Nascimento
O aquecimento global tem sido descrito como uma grande ameaça para a espécie humana.

Estudiosos acreditam que a Terra aos poucos perderá a capacidade de sustentar vida humana. No mundo todo, quase dois terços dos serviços que a natureza realiza em prol da humanidade estão em declínio. Estima-se, por exemplo, que a calota gelada do Oceano Ártico deve desaparecer totalmente durante o verão a partir de 2060. Possa parecer que irá demorar, mas, na escala geológica, meio século é um piscar de olhos. As crianças de hoje serão testemunhas dessa mudança brutal e talvez não possam ver ursos - polares fora de zoológicos. A seguir estarão alistados diversos desastres climáticos de 2007/08:
● Grã - Bretanha: Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pelas piores enchentes em mais de 60 anos.
● Coréia do Norte: Calcula-se que 960 mil pessoas foram severamente afetadas por enchentes e deslizamentos de terra em vários lugares.
● Índia: Enchentes afetaram mais de 30 milhões de pessoas.
● México: Enchentes regionais deixaram pelo menos 500 mil pessoas desabrigadas e afetaram mais de 1 milhão de habitantes.
● EUA e Caribe: Furacões como Gustav, Hanna e Ike deixaram milhões de desabrigados.
A agência das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários emitiu, em 2007, 14 pedidos de emergência, 4 a mais do que o recorde anterior, estabelecido em 2005. Uma das principais questões debatidas a respeito do aquecimento global é se realmente o homem é o principal culpado.

Será o homem Causador de tudo?
Alguns especialistas acham que o aumento da temperatura terrestre é apenas uma variação normal. Eles duvidam que os humanos sejam responsáveis pelo aquecimento e justificam dizendo que a temperatura da Terra já teve variações significativas no passado. Mencionam os chamados períodos glaciais, quando a Terra era supostamente bem mais fria do que agora. Segundo Jefferson Simões, glaciologista da UFRGS, há 19000 anos atrás, a temperatura média da Terra era de 6ºC e a concentração de CO2 na atmosfera era muito inferior a de hoje. Acredita-se que essa época conhecida como Idade do Gelo, foi a mais fria da história do planeta.

Uma das conclusões de estudos ambientais é a seguinte: Altas concentrações atmosféricas de gases ligados ao efeito estufa podem ser produzidas apenas pela natureza – sem a participação do homem. Mas quando se somaram as fontes naturais desses gases com as fontes inerentes ao atual estágio tecnológico da civilização – fábricas e motores –, as concentrações atingiram índices recordes. As concentrações de CO2 hoje, são as maiores de toda a história. Já a temperatura média não é a mais elevada. Há 125 000 anos atrás, foi registrado a maior temperatura média, 18,2º. Hoje essa temperatura está aumentando lentamente, mas gira em torno de 14,6º. É claro que o ser humano está ajudando – pouco ou muito – no aquecimento. Com o aumento do uso de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, depois do início da Revolução Industrial, o homem está aos poucos, acabando com nosso único lar. De acordo com a revista Science, “estamos no meio de um grande e descontrolado experimento no único planeta que temos para viver”.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More