sexta-feira, 26 de junho de 2009

Black Eyed Peas


Black Eyed Peas

Veja uma das músicas que mais fizeram sucesso: Don't Lie



Tudo começou, em Los Angeles em 1988, quando Will.i.am e Apl.de.Ap se conheceram na adolescência e fundaram um grupo de dança break, o Tribal Nation. Depois de um certo tempo, decidiram parar de apenas dançar e começar a cantar. Daí nasceu o Atban Klann, com o qual Will e Apl assinaram um contrato com a Ruthless Records, com o selo do rapper Eazy E. Só que, acabaram sendo ofuscados pelo gangsta rap, um estilo musical que se expandia muito naquela época. Eles gravaram um CD que nunca foi lançado e qualquer chance de sucesso na Ruthless se desvanesceu quando Eazy-E morreu de AIDS, em 1995.
Will e Apl repensaram tudo e fundaram o Black Eyed Peas, agora com o amigo de festas e companheiro, o MC e dançarino Taboo. Três anos depois, o grupo de hip hop acrescentou a backing vocal Kim Hill e lançou seu primeiro álbum, Behind the Front (1998), que teve participação da cantora Macy Gray.
O sucesso do BEP não ia além do mundo hip hop de Los Angeles, até que o segundo álbum, Bridging the Gap (2000), atraiu mais atenção graças a participação de grandes estrelas do hip-hop como Wyclef Jean e, novamente, Macy Gray.

Black Eyed Peas em turnê.
Mas o estouro mundial viria em 2003, quando o álbum Elephunk foi lançado, com a entrada da vocalista Fergie, substituindo Kim Hill. A entrada de Fergie na banda foi curiosa. Na turnê de Bridging the Gap,chamaram-na para cantar no palco. A loira subiu e soltou a voz, o que agradou muito os fãs. Nisso,Kim Hill acabou desistindo. O primeiro single do álbum, Where is the Love, contou com a participação do astro Justin Timberlake e ganhou vários discos platina e ouro em alguns países. Também mostraram seu gosto pelo Brasil na canção "Sexy", que usa samples de "Insensatez", uma bossa nova de Tom Jobim.
O sucesso foi tanto que o grupo ficou um ano e meio em turnê mundial, passando pelo Brasil em julho de 2004, e gravando um novo álbum, denominado Monkey Business, durante os intervalos da viagem.
Em Junho de 2009, o grupo lançou um novo álbum, The E.N.D, (Energy Never Dies), com os singles Boom Boom Pow e I Gotta Feeling. A música I Gotta Feeling ficou em 2# lugar na Billboard Hot 100.
A The END World Tour começará em Setembro no Japão.

Carreiras solo
Atualmente, Fergie entrou em carreira solo com o lançamento do CD The Dutchess e seu primeiro single, "London Bridge", estourou nas paradas de sucesso e chegou a #1 na Billboard Hot 100, desbancando o hit Promiscuous da rival, Nelly Furtado. "Fergalicious", segundo single do CD, alcançou o segundo lugar na parada mais importante da música, a Billboard Hot 100, perdendo apenas para "Irreplaceable", de outra musa do hip-hop, Beyoncé. O hit seguinte, "Glamorous", conseguiu chegar ao topo da Billboard e permanecer por algumas semanas nessa posição. O quarto single, lançado em Abril de 2007, foi "Big Girls Don't Cry", e foi o single de maior destaque do álbum, alcançando o topo de várias paradas no mundo e foi eleita pela Billboard a música mais tocada de 2007. O quinto e último single foi "Clumsy", música fez muito sucesso no Brasil e nos EUA.
Will.i.am também voltou a trabalhar em sua carreira solo, que ele havia começado desde seu primeiro álbum, Lost Change, lançado em 2001. O novo álbum se chama Songs About Girls e teve 3 singles: "I Got It From My Mama", "Heartbreaker", e "One More Chance".
Taboo também pretende lançar um disco solo, intitulado 'Taboo', que já tem um primeiro single: You Girl; 'Taboo' deve ser lançado em 2010, após a Tour do The E.N.D.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More